Os cursos de Pós-Graduação são programas de estudos de longa duração que qualificam o graduado em determinada área do saber, dividindo-se em Lato Sensu e Stricto Sensu. A Pós-Graduação Stricto Sensu divide-se em programas de Mestrado e de Doutorado. O Mestrado é voltado para a formação de Docentes, exigindo defesa de Dissertação em determinada área do conhecimento que revele completo domínio sobre o tema. O Doutorado objetiva a formação de Pesquisadores, exigindo defesa de Tese em determinada área do conhecimento que represente contribuição original para a Ciência. Na Faculade de Ciências Contábeis, no momento, só há oferta de Mestrado Acadêmico em Contabilidade.

Tomado a decisão de fazer a Pós-Graduação Lato Sensu na Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Bahia, o aluno tem a possibilidade de realizar o Curso de Especialização na forma de duas modalidades: aberto ou fechado. A modalidade aberta é quando a especialização é financiada pelos próprios alunos selecionados através de um processo seletivo divulgado ao público, através de internet, correio eletrônico, site, jornais, e revista. A modalidade fechada é quando a especialização é financiada por um órgão/entidade público ou privado para oferecer a um determinado grupo de alunos, conforme interesse da instituição conveniada/contratada.

Mestrado Ofertamos, totalmente gratuito, o Mestrado em Contabilidade reconhecido pelo MEC. Especialização A Pós-Graduação Lato Sensu abrange exclusivamente os Cursos de Especialização e destina-se ao aprofundamento dos conhecimentos obtidos na graduação, ao preparo do aluno para o mercado de trabalho e para iniciar a vida acadêmica na docência e na pesquisa. São direcionados à atuação profissional e atualização dos bacharéis.
Cursos com carga horária, mínima, de 360 horas.