Graduação

AgendaAgenda

Orientação Pedagógica

A procura da excelência tem sido uma das premissas básicas que tem norteado todos os planos de ação da nova Unidade.

Primeiro a implementação de um programa de qualificação do corpo docente, já em andamento. Segundo, a instalação de um Laboratório Precursor de Informática, de vital importância para as reformulações exigidas para a formação do novo contador e, por último, uma reforma curricular orientada para o atendimento das necessidades de um mercado em contínuo processo de mudança e para a formação de um profissional portador de cultura geral e humanística elevada, ao lado de conhecimentos técnicos e específicos.

Impende ressaltar que, ao lado da ênfase gerencial e da tecnologia da informação que se deseja imprimir ao curso, as atividades de pesquisa e extensão deverão merecer um cuidado especial. Por isso é que se propõe a inclusão das disciplinas Metodologia e Técnica de Pesquisa e Monografia, como trabalho final do curso, em complementação o atual Estágio Supervisionado.

Enfim, as grandes sub-áreas de especialização da Contabilidade: Auditoria (com mercado específico junto às empresas de Auditoria, Banco Central, Receita Federal e Secretaria da Fazenda, dentre outros órgãos); Contabilidade Governamental, Controladoria Financeira, Sistema de Informações, etc., foram enriquecidas com matérias novas e adaptação do conteúdo programático das disciplinas remanescentes.

O elenco de mudanças transcende os domínios da própria Unidade, tendo em vista que grande número de disciplinas estão sendo negociadas com os Colegiados dos cursos de Administração, Economia, Processamento de Dados e Institutos de Letras e de Matemática. Todavia, de imediato, estão sendo propostas alterações apenas nas disciplinas ministradas pelo próprio curso de Ciências Contábeis.