Graduação

AgendaAgenda

O profissional

O Bacharel em Ciências Contábeis teve sua profissão regulamentada pelo Decreto-lei 9.295, de 27.05.46 que, no art. 25.

Fixam-se as seguintes atribuições profissionais:

……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
a) Organização e execução dos serviços de contabilidade em geral;
……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
b) Escrituração dos livros de contabilidade obrigatórios, bem como de todos os necessários no conjunto da organização contábil e levantamento dos respectivos balanços de demonstrações;
……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
c) Perícias judiciais ou extrajudiciais, revisão de balanços e de contas em geral, verificação de haveres, revisão permanente ou periódica de escritas, regulações judiciais ou extrajudiciais de avarias grossas ou comuns, assistência aos conselhos fiscais das sociedades anônimas e quaisquer outras atribuições de natureza técnica conferidas por lei aos profissionais de Contabilidade.
As atribuições das alíneas “a” e “b” são comuns ao Bacharel em Ciências Contábeis e ao Técnico em Contabilidade, enquanto que as da alínea “c” são exclusivas ao Bacharel em Ciências Contábeis. A Resolução 560/83, do Conselho Federal de Contabilidade permitiu maior detalhamento e atualização das atribuições constantes do referido Decreto-lei.

O avanço das técnicas em Controladoria, Auditoria e, notadamente nos Sistemas de Informações Contábeis tem reservado ao Bacharel em Ciências Contábeis um dos papéis mais relevantes tanto no registro sistemático e cronológico das informações, como no subsídio à formulação de decisões nos mais diferentes níveis gerenciais. Mais recentemente, tem se discutido com muita ênfase as atribuições relacionadas com a consultoria empresarial.